terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Desafio 75 - "Preto & Branco"

Na manhã do passado Domingo, comecei a trabalhar no desafio 75 dos Urban Sketchers, a lembrar-me da minha "musa inspiradora" - Filipe Pinto.

....eu explico, conheci finalmente este talentoso sketcher no workshop do dia anterior, realizado no Museu Arqueológico do Carmo, numa das sessões "Vamos desenhar com..." organizadas pelos Urban Sketchers Portugal.

Fiquei a saber que os meus sentimentos pelo desenho são semelhantes aos do Filipe - quase que posso chamar obsessão - apetecer-me desenhar tudo o que me rodeia.

Folheei gulosamente os cadernos que o Filipe nos trouxe para exemplificar o seu percurso neste grupo.
Percebe-se o talento, a inspiração, a evolução e também o que é experimentar coisas novas nos vários workshops que frequentou.

Um dos exercícios do percurso de aprendizagem do Filipe foi um desenho de panelas e tachos de cozinha. Achei genial ! Confesso que nunca tinha tido apetite por desenhar estes objetos.

Vale a pena sair do "lugar de conforto" e experimentar novas técnicas e novos materiais. Não me parece que o objetivo destes workshops seja aprender a desenhar de raiz, mas mais o de reunir pessoas que, igualmente, se sentem atraídas por esta arte e cumprir com os exercícios que vão sendo sugeridos.

Sigo pois o meu caminho de pôr diariamente uns traços no papel. Penso que tenho evoluído não só no desenho em si, mas em especial na forma de observar o mundo que me rodeia e também na presença do Agora. Sinto que desenhar é uma forma de meditar. Estou feliz porque tenho a possibilidade de fazer diariamente o que gosto - desenhar !

Aqui fica pois a resposta ao desafio75 - "Preto & Branco"
Motivação:  Motivada pelo Filipe Pinto e pelo seu exemplo de aprendizagem, achei fascinante a forma que adquire uma pilha de louça e um desafio representar distintamente cada peça, sendo que todas são da mesma cor.


3 comentários:

Unknown disse...

Querida Amiga, Adoro ver a tua evolução! Cada desenho vem com maior intensidade e sente-se a energia que neles colocas...
Parabéns... Obrigada pela constante inspiração!

Unknown disse...

Isabel tu é que és uma inspiração!
Fantástica a forma como agarraste esta paixão/obsessão.
A evolução é notória porque a dedicação é grande.
Gosto muito e gosto muito da forma como escreves/descreves o que sente.
Bjs

Filipe Pinto disse...

Um dos motivos de interesse do desenho de observação é que à nossa volta não faltam motivos para desenhar. Outro segredo é que quanto mais se desenha melhor se desenha. Muitos e bons desenhos.