domingo, 7 de maio de 2017

Festival da Máscara Ibérica



Realizou-se de 4 a 7 de Maio, em Belém, o Festival da Máscara Ibérica. Esta mascarada está ligada aos cultos celtas, cultos da fertilidade, ao solstício de inverno e ao entrudo. Há diversas designações de máscaras, consoante a região de que provêm. Dois exemplos são os caretos e os chocalheiros.
 

Viver com máscara ou viver de mascarada, são atitudes que nada têm a ver com a Máscara Ibérica.


À primeira vista achamos que a cena é mórbida, pois as caraças, por vezes talhadas em madeira são aberrantes. De qualquer modo prefiro estas de madeira a outras, dado o seu lado ecológico. Apesar do primeiro impacto, ninguém neste festival anda cabisbaixo, dado o confronto com o surrealista.


Os caretos apresentam-se altivos, em grupos que se diria reacionários pelas cores berrantes. Uma coisa não se lhes pode apontar, o de serem ilegítimos, porque não se confundem com mais nenhuma outra máscara – são únicos! A estes não se aplica a expressão “viver de mascarada” que significa viver de mentira, porque estes são o que são, autênticos e sinalizadores da sua identidade.






O chocalheiro, também uma máscara característica, chama a atenção porque se apresenta radiante, coberto de som estridente. 


As máscaras ibéricas apresentam-se como um Todo, candidatas a Património Imaterial da Humanidade.

Estive no desfile que se revelou uma apoteose de cor, som e movimento.




Como urban sketcher credenciada apresento o meu contributo.






Os desenhos a pastel foram realizados a partir de fotografia.




No Sábado de manhã, documentei a exposição do Centro Cultural da Casa Pia.







De tarde tive ocasião de visitar o Centro Nacional de Arqueologia e antes que os tambores do cortejo se fizessem ouvir aí estive a desenhar.




Sem comentários: